Atleta do Projeto Xuá de Três é convocado para a Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Sharing is caring!

Atleta do Projeto Xuá de Três é convocado para a Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Projeto apoiado pela Anglo American treina há oito anos jogadores de Niquelândia, Goianésia e Barro Alto (GO).

João Paulo (terceiro na primeira fileira, da esquerda para a direita) e Jean Marcos (primeiro atleta na última fileira, da esquerda para a direita) participaram dos treinos classificatórios para a Seleção Brasileira de Basquetebol de Cadeira de Rodas.

 

O talento e a dedicação de João Paulo de Souza Madureira, participante do Projeto Xuá de Três, apoiado pela Anglo American, renderam um convite especial da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas. O atleta, morador da cidade de Niquelândia (GO), foi convocado para vestir a camisa da Seleção Brasileira na disputa do Torneio Qualificatório Sub-23, em Buenos Aires, na Argentina, até o dia 29 deste mês. Esta é a primeira vez que um jogador da cidade é convidado para representar o Brasil no basquete em cadeira de rodas.

 

João Paulo, que já está representando o país em terras portenhas, ingressou no Xuá de Três em 2011. “Tudo isso é reflexo do empenho nos treinos em Niquelândia e de todo o suporte da nossa equipe. A convocação para a Seleção Brasileira era uma notícia que eu não esperava. Com o pouco tempo de basquete que eu tenho e com o tamanho desse Brasil, nunca imaginei chegar onde cheguei”, revela o jogador.

Além de João Paulo, outro atleta do Xuá de Três, Jean Marcos dos Santos, foi cotado para a Seleção Brasileira, participando dos treinos classificatórios em Recife (PE). “Faz pouco tempo que o Jean treina com a gente, mas ele já se destacou a ponto de ter sido chamado para os treinos da Seleção”, diz Roberto Carlos Rodrigues de Araújo, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Niquelândia (Asdeniq), entidade parceira da Anglo American no Projeto Xuá de Três.

“Ao todo foram convocados 21 atletas no Brasil para os treinos classificatórios, sendo dois de Niquelândia. Termos dois jogadores da cidade cotados para a Seleção é razão de extremo orgulho para nós. Chegamos até aqui porque, entre outros fatores, podemos contar com essa parceria tão sólida e produtiva com a Anglo American”, completa Roberto Carlos.

 

O que é o Projeto Xuá de Três

Iniciado em 2009 visando à inserção social da pessoa com deficiência por meio da prática do esporte, o Xuá de Três já recebeu mais de R$ 1,7 milhão em investimentos da Anglo American por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, revertidos em equipamentos esportivos, uniformes e transporte dos atletas. A iniciativa foi implantada em Niquelândia, Goianésia e Barro Alto, municípios que possuem equipes em treinamento para o Campeonato Goiano de Basquetebol em Cadeiras de Rodas.

Para Liomar Vidal, coordenador de Gestão Social do Negócio Níquel da Anglo American, “o sucesso do Xuá de Três mostra que estamos no caminho certo, proporcionando oportunidades para os atletas alçarem voos maiores”, comenta. Mais de 160 participantes já passaram pelo programa nesses oito anos de funcionamento.  O projeto possui o nome Xuá de Três em referência ao arremesso mais desafiador em um jogo de basquete, em que a bola não encosta nem no aro da cesta nem no quadro.

Sobre a Anglo American

A Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada. O nosso portfólio de operações de mineração de alta competitividade mundial e os recursos em desenvolvimento fornecem as matérias-primas para atender às crescentes demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento.

Nossas pessoas são o coração do nosso negócio. São nossas pessoas que utilizam as mais recentes tecnologias para encontrar novos recursos, planejar e construir nossas minas e que mineram, processam, transportam e comercializam os nossos produtos – desde diamantes (por meio da De Beers) até a platina, outros metais preciosos e cobre – para os nossos clientes ao redor do mundo.

Como uma mineradora responsável, somos os guardiães desses recursos preciosos. Trabalhamos em conjunto com os nossos principais parceiros e stakeholders para explorar o valor de longo prazo que esses recursos representam para os nossos acionistas, mas também para as comunidades e os países em que operamos – criando valor sustentável e fazendo uma real diferença.

No Brasil, a Anglo American está presente com dois produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, localizado nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *