Seminário debate ações para prevenção de violência contra idosos

Sharing is caring!

Seminário debate ações para prevenção de violência contra idosos

Nos últimos dez anos, a proporção de idosos em Goiás avançou de 7,99% para 10,46% da população. Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam que, em 2015, entre as causas externas, os acidentes de trânsito foram responsáveis por 30,10% das mortes dos idosos e as agressões e homicídios, por 9,52% (veja quadro abaixo). E é justamente com o objetivo de definir a implementação e o desenvolvimento de ações para prevenir ou interromper o ciclo de violência contra os idosos, que a SES-GO, em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) realiza nesta terça-feira, 20 de junho, das 8 horas às 17 horas, o seminário Quebrando o Silêncio contra a Pessoa Idosa.

O evento terá como clientela profissionais das áreas de saúde, assistência social e jurídica que atuam diretamente com a assistência ao idoso. Na programação consta uma palestra sobre “Violência Visíveis e Invisíveis contra a Pessoa Idosa”, a ser ministrada pela doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe), Marilia Berzins.

Também está prevista a conferência sobre “Perfil Epidemiológico das Violências – Ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada”, proferida pela coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso.

Ainda integram a programação do seminário, as palestras sobre “Atenção Integral do Idoso”, a ser ministrada por Valéria Pagotto, professora da Faculdade de Enfermagem da UFG e doutora em Ciências da Saúde, e sobre “O Papel do Ministério Público nos casos de Violência contra o Idoso”, a ser proferida pelo promotor Wagner Jerson Garcia, da Promotoria Especializada na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Números

O Ministério da Saúde registrou 572 ocorrências de violência contra a pessoa idosa no Brasil em 2016. Já o registro do Módulo Disque Idoso do Disque 100 Direitos Humanos, entre 2010 e 2012, revelam que as principais violências contra os idosos são negligência (69,7%), abuso psicológico (59,3%) e abuso econômico-financeiro e patrimonial (40,1%).

Dentre as causas externas as quedas (41,14%) representam a primeira causa de morte em idosos, e na sequência, acidentes de trânsito (30,10%) e agressões (9,52%).

Evento – Seminário Quebrando o Silêncio contra a Pessoa Idosa
Data – 20 de junho – terça-feira
Horário – 8 horas às 17 horas
Local – Auditório do Ministério Público do Estado de Goiás
Endereço – Rua 23, esquina com a Avenida Fued José Sebba, Quadra. A 06, Lotes 15/24, s/n – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74805-100

 

– See more at: http://www.saude.go.gov.br/view/6048/seminario-debate-acoes-para-prevencao-de-violencia-contra-idosos#sthash.4YHwel6e.dpuf.

 

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *